OUTDOORS EM XEQUE

19 11 2009

Hoje saiu uma matéria de capa no Diário do Nordeste sobre outdoors. A polêmica fica centralizada na poluição visual que essa mídia proporciona.

Aí, nós publicitários, ficamos de opiniões divididas. Deve-se livrar a cidade desse tipo de propaganda? Ou deve-se lutar por mais essa mídia, por mais essa fatia do tão flamigerado mercado publicitário?

Há uns 2 meses fui entrevistado pela TV União sobre o assunto. Devemos limpar a cidade? Tirar 100% dos outdoors? Minha resposta foi enfática: Não.

Antes de tudo, devemos lembrar que a publicidade, além do seu essencial fundo mercadológico, também cumpre com um importante papel: de informação. Ao suprimirmos a propaganda, vamos privar a sociedade de conhecer produtos e serviços necessários ao dia-a-dia. Baseado nisto, minha resposta só poderia ser uma, Não.

Entretanto, nem o mais ferrenho publicitário não poderia deixar de admitir que a cidade está menos atraente. É lamentável que tenhamos placas de farmácias tapando arquiteturas modernas e históricas. É uma pena ver outdoors de restaurantes transformando as ruas em labirintos. O festival bizarro de letras e cores está transformando Fortaleza numa cidade qualquer. E Fortaleza não é uma cidade qualquer.

Contudo, vejo que a SEMAM (Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano) tomou uma decisão muito correta. Limpar a cidade dos ilegais. Isso representa 50% das mídias externas, é muita coisa. Se isso realmente se concretizar, a cidade vai ficar muito mais bonita, não acham?

A decisão foi acertada, pois banir não é e nunca será solução. É como se eu me incomodasse com a TV do meu vizinho e proibisse o prédio todo de ver TV. O problema está no mau uso e não no todo.

Abraços.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

24 11 2009
OUTDOORS COMEÇAM A SER RETIRADOS HOJE « Target10

[…] COMEÇAM A SER RETIRADOS HOJE 24 11 2009 No dia 19/11 publicamos aqui que os outdoors ilegais de Fortaleza seriam retirados. Pois bem, começa hoje a função […]

26 11 2009
Publicitario

Outdoors não contribuem em nada com a sociedade. Só enfeiam e emporcalham a cidade. Um tipo de mídia exterior interessante são os abrigos, termometros… esses sim devolvem a sociedade algum beneficio por interferir no ambiente coletivo.

30 11 2009
Eduardo Lemon

Sou a favor da retirada, quem foi a São Paulo na época que tinha um monte de outdoor e viu como está agora, nota uma diferença até na qualidade de vida das pessoas. A publicidade se adaptou e começaram investir noutros tipos de mídia. A gente nunca vai deixar de cumprir o papel de comunicação os produtos e serviços dos cliente. Bença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: