ENTREVISTARGET – MARCELO LAVOR

26 11 2009

Olá Targetnautas!

É com muita satisfação que o Target10 traz uma novidade: um canal de entrevistas. O nome não poderia ser outro, Entrevistarget.

A ideia é debater assuntos de grande relevância para o mundo publicitário. Ou seja, tem que ter conteúdo! E vamos trazer nomes de peso para as discussões.

E para essa grande estréia, nada menos que um grande publicitário: Marcelo Lavor.

Você viu aqui que a OAB passou por eleições para novo presidente. E a campanha do candidato vencedor foi realizada pelo Marcelo. O Target10 mandou umas perguntas e ele gentilmente respondeu. Confiram aí galera a entrevista com o tricampeão dessas eleições. (Isso mesmo, já é a terceira vez consecutiva que ele faz a campanha vitoriosa).

 

T10 – Nome?

Marcelo Lavor.

 

T10 – Idade?

Isso não é pergunta que se faça, mas de qualquer forma, nasci no ano mais importante da história do Brasil, 1958. Foi quando este país, perdeu a timidez e se abriu para o mundo: campeão mundial de futebol, bi-campeão mundial de basquete, construção de Brasília, bossa nova, miss mundo, o mercado publicitário adotava as primeiras técnicas… Enfim, foi um ano do “cacete”.

 

T10 – Formação?

Ex-engenheiro agrônomo, ex-professor de português, poeta adolescente, desbundado com Woodstock (40 anos vindo a pé!), e, por fim, formado em Comunicação Social pela UFC. Depois disso, muitos cursos de marketing, criatividade, de redação e planejamento.

 

T10 – Onde já trabalhou e que contas já atendeu?

Comecei em Fortaleza na Scala, a maior e melhor agência que o Nordeste já teve, depois de rápida passagem pela Terraço. Daí, ganhei o Brasil, com escalas em Teresina, Fortaleza (de novo), Goiânia, Brasília, São Paulo, Fortaleza (de novo, novamente), Manaus e Fortaleza (de novo, novamente, mais uma vez).

Sobre as contas, não cabem aqui. Entretanto, da “bodega da esquina” aos grandes grupos empresariais nacionais, já dei minha modesta contribuição.

 

T10 – Você tem um vasto currículo como professor. Onde já lecionou?

Durante alguns anos dei aulas de criação e história da P&P na Central Criativa – curso de extensão que formou muita gente boa e deixou saudades. Hoje me dedico à FANOR, onde ministro aulas de Redação Publicitária, Planejamento e Atividades do Comunicador Social – esta para alunos de comunicação, incluindo alunos de jornalismo.

 

T10 – O que foi determinante para que a campanha de Valdetário para a presidência da OAB se tornasse um sucesso?

Primeiro, um excelente candidato e um forte grupo de apoio e militância. Além disso, contei – como sempre – com a retaguarda da Promosell, onde não posso deixar de destacar a participação e o envolvimento de 2 profissionais excepcionais: o Diretor de Arte Ivan Costa e a Diretora de Mídia, Nira Andrade. Enchi muito o saco de ambos, mas valeu a pena. Com este time ficou mais fácil vencer. Mas alguns detalhes são sempre determinantes: adotar a cor certa (o amarelo), uma marca e um slogan que grudaram feito chiclete (OAB pra Valer!), a agilidade para transformar apoios e propostas em anúncios e peças que se transformaram em lideres de audência. O conjunto foi fundamental para conquistar mais essa vitória.

PS: são 3 vitórias consecutivas na OAB-CE, além da consultoria para o candidato Leonardo Avelino Duarte, que venceu as eleições da OAB-MS.

 

T10 – Existiu algum momento difícil na campanha? Você pensou que talvez não pudesse vencer?

Todas noites dormia vencedor e sempre acordava com a sensação de que precisaríamos trabalhar mais e mais para consolidar a vitória. Por outro lado, os adversários erraram muito – no que diz respeito à comunicação. E, é claro, nós nos aproveitamos de cada vacilo dos concorrentes – como fazer o candidato descer de helicóptero numa festa ou usar apoios indevidos como no caso da imagem dos apresentadores do Jornal da TV Cidade. Quanto mais eles erravam, mais a gente acertava.

 

T10 – Que referências você usou para construir a estratégia da campanha?

Experiências do marketing político-partidário e, principalmente, o “know how”  de campanhas anteriores.

 

T10 – Você é tricampeão das eleições da OAB. Obviamente tem um segredo para tantas vitórias. Pode revelar pra gente?

É só contratar a Marcelo Lavor e a Promosell que eu entrego o segredo!

 

T10 – Ano que vem tem eleições. Já existem planos?

Confesso que não me sinto animado para eleições partidárias. Até porque, particularmente, ando muito descrente com a classe política do Brasil. Mas, ainda tem muita água para rolar debaixo da ponte.

 

T10 – Que dicas você pode deixar pro pessoal que quer seguir na área de marketing político?

Rezem para que a classe política do Brasil melhore o nível, mas melhore muito, pois o nível atual está lastimável. E isso vale para todos os partidos. Quanto melhores os candidatos, melhor será o nosso trabalho. Outra coisa: a internet pode ser decisiva lá para os lados do Obama, por aqui, a história ainda é outra.

 

T10 – É isso. Muito obrigado Marcelo! Onde consigo uma foto sua?

No álbum de fotos da minha mãe.

 

Bom, o Target10 foi lá e conseguiu essa do cabeludo visitando os estudios da Rede Globo, o Projac:

 

É isso pessoas. Esperamos que o bate-papo tenha sido divertido e instrutivo para vocês como foi para gente. E aguardem que essa foi apenas a primeira de muitas quem vem por aí.

Abraços e continuem com a gente!

Anúncios

Ações

Information

3 responses

26 11 2009
Bruno Marques

Equipe campeã é outra coisa! Parabéns ao Lavor e a toda equipe da PROMOSELL.

Valeu, Leo! =)

27 11 2009
Ricardo Monteiro

Parte do segredo que o Lavor não quer entregar é a utilização de ferramentas de internet em larga escala em campanhas políticas. É claro que a militância na internet não ganha uma eleição sozinha, mas que é fundamental pra uma campanha nos dias de hoje ninguém pode negar, nem mesmo um dinossauro da comunicação como o professor Lavor.

29 11 2009
Gilberto Namura

O Marcelo Lavor é brilhante. Inclusive nas entrevistas.
Abraços sulistas.
Gilberto Namura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: